Batalha de saltos: Louboutin x YSL (Yves Saint Laurent)

O site AMO SAPATOS traz todas as fofocas sobre sapatos! Os sapatos femininos da marca Louboutin são os mais famosos do mundo! Uma característica da marca é o seu solado vermelho, que é reconhecida como parte de sua identidade.

Outras marcas se inspiram na Louboutin e, algumas, imitam mesmo, sem nenhuma vergonha. Quem não se lembra que Christian Louboutin processou a grife brasileira Carmen Steffens por cópia?

E processa muitas outras frequentemente…

Louboutin processa Yves Saint Laurent

Nos EUA, em um processo da grife Louboutin contra a YSL (Yves Saint Laurent), o tribunal entendeu que os solados vermelhos representam uma proteção de marca da Louboutin (patente de marcas concedida em 2008).

Leia também

Ao mesmo tempo, abriu-se um precedente para que a YSL possa continuar produzindo saltos monocromáticos com solado vermelho (ou seja, quando o sapato for todo vermelho). Já de outra cor, parece que não poderá ter sola vermelha.

O solado vermelho não foi inventado por Louboutin. Outros sapatos já haviam surgido antes do designer começar a usar essa como sua marca em 1992. Será que uma marca possui o direito de patentear a cor vermelha no solado?

Louboutin e o processo contra a Yves Saint Laurent

A Louboutin não parece gostar muito de concorrência, e processa várias marcas por conta disso. (Foto: divulgação)

Batalha de saltos: scarpin monocromático da Yves Saint Laurent

E, aqui, pode-se pensar em algo mais sério que contagia a moda como um todo! Qual é a fronteira da inspiração e da imitação? Por que, de fato, alguns modelos reproduzem cópias perfeitas de outras marcas que se destacam no mercado. Ter apenas um elemento igual ao de outro sapato classifica como uma cópia?

Um exemplo… Ao mesmo tempo, ao considerar qualquer scarpin meia pata (com solado vermelho) sempre será algo muito parecido com um sapato Louboutin. Mas o modelo meia pata, ou o solado vermelho nunca foi uma criação da grife.

Tudo isso esbarra na delicada discussão sobre direito autoral. A moda também possui seus caprichos…

Deixe um comentário