Christian Louboutin está de olho nos sapatos alheios. Sem sombra de dúvidas, o solado vermelho faz parte da identidade da marca Louboutin. O solado vermelho é internacionalmente conhecido e associado aos sapatos dessa marca.

Christian Louboutin e seu solado vermelho

Louboutin anda de olho em quem usa o solado vermelho e está processando… O que sabe-se é que nenhuma marca possui o direito de exclusividade de cor. Louboutin registrou a patente do solado vermelho apenas nos EUA. Mas, como é sabido, antes disso, muitas solas coloridas, especialmente vermelhas, já existiam. Essa não é uma criação Louboutin.

De olho no Brasil, Louboutin processou a marca Carmen Steffens (processo corre em Paris) por cópia de solado vermelho em alguns sapatos de sua coleção.

Sapatos Carmen Steffens com sola vermelha

Os sapatos da Carmen Steffens nem ficaram feios, ficaram ótimos com esse design e o solado vermelho. (Foto: divulgação)

Solado vermelho da Louboutin

Certamente o solado vermelho é parte da identidade Louboutin, mas não quer dizer que todo solado vermelho precisa ser reservado apenas à marca. Discutir sobre cópia de um produto é sempre uma questão muito delicada porque envolvem muitos processos sociais. Será que o processo legal é só por conta do solado? Ou o modelo?

Carmen Steffans processada por Loubotin

Lado a lado, os sapatos são até bem parecidos, mas a marca Louboutin encucou foi só com o solado vermelho. (Foto: Amo Sapatos)

As perguntas que não querem calar: Qualquer solado vermelho agora é plágio? A Louboutin merece a exclusividade da sola vermelha? Frescura ou protecionismo com os negócios Louboutin? Se eles tivesse falado do design da Carmen Steffens estariam mais corretos, mas falando sobre apenas o solado vermelho, ficamos mais do lado da Carmen Steffens.

O que você pensa sobre isso? A marca Louboutin tem o direito de reivindicar o solado vermelho? Sola vermelha é só da Louboutin? Até que ponto isso é correto ou um abuso?

2 comentários para “Batalha de sapato: grife brasileira Carmen Steffens processada por Louboutin”

  1. Valmaria

    Todos são lindos, estou muito feliz em poder receber os e-mails estou muito feliz. Parabéns.sucesso pra você e toda sua equipe. Boa noite…

    Responder
  2. DrIka

    Acho que devemos aprender a criar e não copiar! Acho que é um direito de louboutim sim!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)