Sapato diferente com solado de dente: calçando arte
Muita gente adora sapatos excêntricos.
O sapato inusitado é aquele que não é muito comum, estranho ao universo dos calçados de uma determinada sociedade. Mas, não quer dizer que são sapatos feios. Só não usuais para um determinado público.
A moda sempre criou roupas e sapatos “não vestíveis”. Quem nunca viu algo que um famoso estava usando que, simplesmente, considerou algo pretensioso demais?
O intuito, muitas vezes, é simplesmente mostrar um conceito. Não há preocupação com os compradores. Mas, com uma ideia de moda.
Louboutin ficou famoso por seu solado vermelho. E, o que você diria de solados com dentes?
Leia também
Esse modelo de calçado existe!
É de um coletivo de arte com abordagem conceitual e estética. Trabalha com a justaposição de materiais. De acordo com a Fantich and Young (a empresa criadora dos sapatos com dentes):
“seu trabalho aborda um paralelo entre a evolução social e a evolução no mundo natural: a natureza como modelo ou a natureza como ameaça.”
O intuito é subverter a teoria da evolução e da seleção natural. E, o conceito de natureza e supernatureza são explorados nos objetos de arte, como uma espécie de “vodu darwinista”, como afirma a dupla artística.
Os dentes não são humanos. São dentes de dentaduras produzidas na China. Não se preocupe!
A ideia de colocar dentes foi trazer elementos sobrenaturais de ritos pagãos e ritos cerimoniais. E, ao mesmo tempo, incluir o conceito de natureza como ameaça. Que mensagem esse sapato passa para você? Algo predador, ameaçador, voraz? Algo do humano dilacerante? Vinculado ao poder? Você pode interpretar como quiser.
Os sapatos são vendidos como escultura de arte edição limitada. Essa é para quem gosta de explorar os recantos mais sombrios do humano.
Sapatos tão inusitados quanto os sapatos de Kobi Levi.
Mais que moda, é arte! Sapato também é arte!
Veja também
Nicholas Kirkwood: Uma Outra Interpretação do Sapato
Lista dos sapatos femininos essenciais para um bom armário
Vale a pena comprar um sapato muito caro?
Moda verão 2016: as melhores tendências de sapatos para usar