Quem ama sapatos conhece os poderosos saltos altos de Christian Louboutin. Todos sabem que o mundo das celebridades está tomado pelos sapatos Louboutin. Nem esses famosos sapatos escaparam da pirataria! Acredite!

Um verdadeiro sapato Louboutin é inconfundível. O solado vermelho com a plataforma revestida de couro, o tom do vermelho e o formato dos saltos ninguém o faz em perfeita sintonia como o mestre dos sapatos: Louboutin.

Preocupados com a falsificação, existe até o “Stop Fake Louboutin”. Uma campanha on line para conscientizar contra a pirataria da marca. Na tentativa de não ter os negócios abalados ($$$), a empresa tenta fornecer uma lista de sites que vendem os sapatos falsos da marca.

No site existe até um vídeo de sapato que mostra a destruição de várias falsificações:

A empresa parte do pressuposto que as pessoas são enganadas. Sim, alguns são. No entanto, há pessoas que procuram diretamente esse tipo de mercadoria. A diferenciação social do consumo também se aplica nesses casos, como tem mostrado alguns estudos sobre pirataria. É necessário não pormenorizar o ato de compra que envolve várias dimensões da vida sócio-cultural.

Ninguém duvida que a criatividade da marca e o trabalho do designer precisam ser protegidos. Quem ama sapatos sabe o poder de um Louboutin verdadeiro. Só é preciso pensar que a vida social é bem mais complexa, especialmente quando envolvem desejos, consumo e mída.

Qual a sua opinião com relação à falsificação? Expresse o que você pensa nos comentários.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)