Sapato novo é tudo de bom! É satisfação um novo par no armário!

Quem não ama comprar um sapato novo? O problema é que calçados novos podem causar danos aos pés, se estiver “pegando”, apertando ou, até mesmo, muito “duro”. E, o que fazer com o sapato para que ele fique mais agradável para calçar?

O indicado é sempre amaciar os novos pares antes de coloca-los em uso.

Todo mundo algum dia já sofreu com um sapato que “raspa” no calcanhar e machuca, ou aperta em algum cantinho. Escoriações, bolhas, dor… Pezinhos sofridos! E, a recuperação desse tipo de desastre é sempre dolorosa. Usar os sapatos novos não tem que ser penoso!

O site AMO SAPATOS traz dicas sobre como amaciar o sapato novo!

Como lacear sapato|Imagem: laurasullivancassidy.com|

Usar os sapatos com meia grossa em casa

Essa aqui é dica clássica, do tempo das nossas avós! E, costuma funcionar para todos os tipos de sapatos. Coloque uma meia bem grossa nos pés, calce os sapatos e ande dentro de casa. No tempo que estiver em casa fazendo qualquer coisa, fique calçado com os sapatos. Ande pra lá, ande pra cá. Repita esse processo por vários dias antes de usa-los fora de casa. Após alguns dias, os sapatos estarão adequadamente ajustados aos pés. Essa é uma das maneiras mais eficientes para alargar os sapatos. Só é preciso um pouco de paciência, não é mesmo? Essa dica é “certeira”, como dizem!

Usar meia grossa e o secador de cabelos

Coloque as meias grossas nos pés, calce o sapato, ligue o secador e aponte o secador para as regiões que mais incomodam. Enquanto o secador estiver ligado na região, mexa os pés, enfie o dedo no calcanhar e puxe para ajudar a alargar. É importante deixar o sapato esfriar com os pés dentro. Repita várias vezes até que sinta que o sapato já amaciou. Essa dica pode não ser eficaz para todos os tipos de sapatos. O secador pode desidratar um pouco o material do sapato, dependendo do tipo de sapato. Nesse caso, pode ser necessário usar um hidratante de couro ou outro produto de hidratação

Misturinha com amaciante + creme de cabelo

Faça uma mistura simples com amaciante e creme de cabelo (serve condicionador também). Passe somente na parte interna do sapatos. Em seguida, calce e ande. Pode ser necessário fazer várias vezes para fazer o sapato “ceder”. Essa “misturinha” funciona como os amaciadores de sapatos comprado em loja. Pode ser incômodo calçar os sapatos com essa misturinha e, se cair do lado de fora, pode manchar determinados materiais. Esse método pode também deformar a modelagem de alguns sapatos.

Congelar com saco de água dentro

Pegue saco plástico (tipo “ziploc), coloque um pouco de água (mais ou menos a metade), feche bem e coloque dentro do sapato, ajeitando ao formato do sapato. A ideia é preencher a parte da frente do sapato com o saco. Leve os sapatos para o congelador. A água congelada expande o volume. E, isso proporcionará que o sapato alargue delicadamente. Deixe de um dia para outro. Depois, retire o sapato do congelador, espere alguns minutos para que a água comece a descongelar e fique mais fácil de retirar o saco de dentro do sapato. Experimente o sapato para verificar se está laceado. Caso não esteja bom o suficiente, repita várias vezes. Alguns especialistas em sapatos não recomendam usar essa técnica para todo tipo de sapato.

Laceador de sapato próprio

Há produtos especiais com essa finalidade vendidos em lojas de sapato mesmo, de produtos para sapatos. Normalmente, é só aplicar, calçar quando estiver em casa. Várias aplicações podem ser necessárias O produto é caro e isso é uma grande desvantagem. Mas, são próprios para alguns materiais, como couro, sem manchar. Cada sapato é um sapato, né?

Independente do método, o sapato deve ser comprado com o tamanho adequado para o pé, hein?

E, você? Possui alguma dica para amaciar os sapatos? Já usou alguma dessas? Compartilhe a sua experiência! Deixe um comentário!

Um comentário para “Como amaciar o sapato novo?”

  1. Mariangela

    Boa matéria, adorei saber que estou no caminho certo, obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)