A semana de moda de Paris promete lançamentos bombásticos! O documentário “God save my shoes” promete trazer uma outra interpretação sobre o sapato feminino, desvendando a relação que existe entre o objeto e suas consumidoras. O que existe por detrás do fascínio das mulheres por sapatos? O que faz um sapato ser considerado o máximo?

No documentário, o sapato é pensado, segundo os produtores do ponto de vista “psicológico, sociocultural e por uma perspectiva erótica”. Todas as marcas de sapatos deveriam assistir esse filme para tentar compreender qual o processo de desejo das mulheres por sapatos, o motivo que as leva a comprar e quais as expectativas do público feminino pelo sapato.

Outro aspecto que considero importante é que quando um sapato se torna famoso, isso acontece não somente devido ao designer que cria a estrutura do sapato, mas, principalmente, por que as relações sociais legitimam esses sapatos, essas marcas socialmente. Obviamente, um sapato pode existir marca, qualidade, nome, dentre outros atributos, mas o principal atributo é o que a sociedade define e pensa sobre ele. Qualquer marca só resiste aos tempos por causa do que a sociedade acha sobre ele.

Dê uma “espiadinha” no vídeo “God save my shoes”:

Christian Louboutin e Manolo Blahnik, os shoemakers mais famosos de todos os tempos, aparecem no filme. Será que eles irão relatar o amor pelos desenhos dos sapatos?

O filme traz também celebridades e as suas coleções de sapatos, mas acredito que isso não é o mais importante (espero!), já que há muito mais coisas para serem desvendadas sobre o uso dos sapatos.

Gente que ama sapatos, por favor, deixe o seu comentário “expert” aqui. Quero que respondam uma pergunta para mim: o que fazem vocês comprar um sapato? Digam o que quiserem!

4 comentários para “Documentário “God save my shoes”: a intima relação entre sapatos e consumidoras”

  1. Fabiana Soares

    Faço o que for preciso, pois sou louca por sapatos, já fiz tanta loucura que pra eu enumerar aqui ficaria dificil, mais pode ter certeza para mim que sou uma consumista de carteirinha não consigo sai da loja com 01 par de sapatos no minimo para mim me satisfazer e ficar feliz são 03 hahahahaha

    Beijos a todas as loucas por sapatos.

    Eles são tudo de bom ponto com.

    Responder
  2. Mirian

    Amar sapatos não tem explicação.se ama e basta. Moro em roma e tenho todos os sapatos a minha disposição e já me peguei no brasil numa lojinha meio que sem nome vendo um sapato lindo e comprando, amar sapatos não quer dizer amar moda de sapatos, ou marcas famosas. Se ama sapatos em geral

    Responder
  3. Valéria Regina

    Paixão por sapatos é muito mais que pura moda ou simples hobbie, é um estilo de vida! Pra mim, não me importa marca ou grife. Se um sapato, seja ele qual fôr, me agrada; eu compro! Tenho vários; dos mais diversos tipos, modelos e cores em meu closet! Amo todos! :D

    Responder
  4. Priscila

    Simplismente amo, quando vejo um sapato bonito que eu gosto, meu coração de despara. S eu não consigo fica s leva p/casa.tda s o sapato da mulher e bonito com certeza ela vai estar muito bem vestida…bjs

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)