Já vestiu a roupa, já calçou o sapato…

Tudo está ótimo, mas, a escolha da cor bolsa ideal é aquele sacrilégio.

É regra combinar a cor da bolsa com a do sapato? O que é melhor para um visual com estilo? Qual é a regra da moda sobre isso? O que as tendências dizem? A cor da bolsa deve ser exatamente igual a cor do sapato?

Se uso o sapato vermelho, a bolsa também precisa ser vermelha? Bolsa preta combina com tudo mesmo?

Todos concordam que essas dúvidas são muito frequentes. Especialmente, porque é difícil dizer o que é exatamente certo ou errado na moda, embora haja alguns preceitos que oferecem mais elegância.

Como combinar acessórios e roupas

A resposta geral é não! O sapato e a bolsa não precisam ter cores iguais! Vários especialistas de moda manifestam essa posição. Esse talvez seja um dos dilemas de moda já superados.

Constanza Pascolato, no seu livro “O Essencial”, um livro considerado referência sobre modo de vestir, diz:

“Já faz um bom tempo que a bolsa não precisa necessariamente combinar com o sapato. Ele pode ser um preto e ela marrom, e vice-versa”. (PASCOLATO, 2013, p. 152)

Combinar cores de sapatoCombinar bolsa e sapato

O ato de vestir, de montar o look torna-se mais fácil, espontâneo e criativo quando ocorre dessa maneira. Ao mesmo tempo, permite uma certa ousadia para aqueles que gostam de arriscar no uso dos acessório. É possível também ser discreta e inovadora ao pensar a combinação desses acessórios.

E, para falar a verdade, com tantas opções de cores, é absurdamente desconfortável pensar que há algum tempo sistematicamente muitos elegiam a mesma cor para o sapato e para a bolsa. Mesmo porque, bolsas e sapatos podem salientar o estilo.

Dicas para usar sapatos

Agora, preste atenção! Esses acessórios não precisam ter a mesma cor, mas é imprescindível que haja harmonização, equilíbrio e conformidade entre as suas cores.

A regra geral é combine o sapato com a sua roupa (não precisa ser da mesma cor) e, em seguida, escolha a cor de bolsa que fica melhor com todo o conjunto. É claro que, dependendo das opções, pode ser um pouco mais complexo que isso.

Para aqueles que gostam inevitavelmente de usar o sapato e a bolsa da mesma cor não há problema. Só é preciso tomar cuidado para não ficar duro demais, marcado demais.

Ter estilo é também saber coordenar cores, texturas e peças!

Um comentário para “Combinar a cor do sapato com a bolsa?”

  1. Carla

    Adorei a dica!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)