Tênis é o calçado preferido de muita gente. Usar o tênis correto durante a prática de exercícios é fundamental. O calçado errado durante o exercício pode provocar lesões diversas, calos, machucados… O mercado oferece uma grande diversidade de tênis. São vários modelos, tipos, para diferentes atividades, lançamentos… As pessoas ficam perdidas diante de tantas opções. Antes de chegar em qualquer loja, é preciso saber qual tipo de par de tênis é o ideal para você.

O site AMO SAPATOS traz algumas dicas para escolher o tênis para a academia. Confira!

  • Tênis de acordo com as suas necessidades. O que você vai fazer na academia? Corrida? Musculação? Caminhada? Tênis para corrida precisam ser mais flexíveis e com amortecimento reforçado para aguentar o impacto. Tênis exclusivamente para caminhadas são um pouco mais rígidos. A musculação exige amortecimento para o tênis. Se for praticar um tipo de esporte, compre o tipo de tênis voltado específico para ele. Quer exemplo? Para spinning, um calçado esportivo apropriado (sapatilha de spinning). Se for praticar várias atividades, escolha um tênis que ofereça um bom suporte para todas as suas práticas. Os tênis mais simples são voltados para atividade de baixo impacto.
  • Tipo de pisada. Como é a sua pisada? Normal, pronada ou supinada? As empresas estão, cada vez mais, desenvolvendo calçados esportivos adequados para cada tipo de pé. O tênis certo garante estabilidade durante a prática dos exercícios físicos. Um teste bastante popular para descobrir o tipo de pisada é molhar o pé e, em seguida, pisar sobre uma folha de papel. Observe como é a sua pisada. O mais correto é procurar um profissional especializado que faça esse teste (fisioterapeuta, ortopedista). Há também a opção de fazer uma palmilha para o pé, de acordo com a pisada. Essas palmilhas são incríveis! Nesse caso, a palmilha de adapta a qualquer par de tênis.
Tipos de pisada para a escolha do tênis certo

(Foto: Placar Sport)

  • Conforto é primordial. Não adianta comprar o tênis da moda, se os seus pés não ficam confortáveis dentro dele. Ande e corra pela loja para sentir como seu pé se comporta com as várias opções de tênis. O calcanhar não deve escorregar, o tênis não pode ficar incomodando o dedão do pé. O conforto deve ser sentido imediatamente.
  • Meias que se adaptam aos seus pés. Meias finas ou grossas? Há quem não sinta absolutamente nenhuma diferença de um tipo para outro. A meia grossa pode incomodar em algumas pessoas. Teste e use aquela que combina com o seu conforto! Leve as meias que você normalmente usa para experimentar o tênis na loja.
  • Experimente o sapato nos dois pés na loja. Um pé possui o tamanho sutilmente diferente do outro. Quando for testar, experimente em ambos os pés.
Tênis para a academia

(Foto: US Air Force)

  • Momento certo de descartar o tênis. Todo tênis possui um período de vida. Amamos tênis velho, mas, para a prática de exercícios físicos, é preciso ter cautela. Quando o tênis está pronto para descartar? O solado fica mais fino, ás vezes torto, há a formação de rugas próximo do lugar de amortecimento (no calcanhar) e quando se calça, o calcanhar não fica mais tão confortável como antes. É preciso ser sensível a essas mudanças. Quando chega nessa situação, é o momento de comprar um novo par!

Nem sempre o tênis da moda e/ou o mais caro será aquele adequado para a academia. O calçado esportivo deve coincidir com o tipo de cada pé e corresponder ao tipo de atividade física escolhida. Os pés e o corpo agradecem!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)