Para quem realmente ama sapatos não interessa apenas aquilo que está nas lojas. Mas, design, conceitos, inspirações…

O design emite uma concepção do belo, do inovador, do estilo de uma época.

E navegando pelo universo dos sapatos, eis que vejo um trabalho interessante de conclusão de mestrado da célebre London Royal College of Fashion que já está dando o que falar no mundo da moda!

Youngwon Kim trouxe em seu trabalho acadêmico sapatos incrivelmente projetados com o foco na estética pós-moderna. Os sapatos são visualmente incríveis!

Design de calçados - sapatos pós-modernos

O intuito é questionar a forma e a estrutura do sapato, ampliando as possibilidades do design de calçados, com o interesse em trabalhar muito além dos limites visuais e funcionais do mesmo.

Para isso, a designer criou saltos ocultos que possui um sistema instalado entre a sola e o calcanhar, que possibilita a troca entre os modelos. Dessa forma, a parte do calcanhar do sapato é personalizável. Uma ideia simples e muito inteligente.

Tudo sobre sapatos - design de sapatos

Com isso, Youngwon Kim repensa o formato formal do sapato e, ao mesmo tempo, traz uma proposta pós-moderna, futurística e ousada. Os saltos propostos, por si só são bastante extravagantes.

Quem disse que somente Alexander McQueen traz ideias excêntricas para o que os pés irão calçar?

Sapato feminino - Sapato moderno

Kim Youngwon disse: “‘Tem sido o meu objetivo pessoal como designer em busca de originalidade, intemporalidade, “vestibilidade”, e o mais importante, sofisticação em design.” Ou seja, nada impede que um calçado seja extremamente conceitual e ainda usável.

A possibilidade do design também está na funcionalidade, na praticidade, no uso per si. Esse design é uma verdadeira arquitetura do sapato que mostra que nem sempre precisamos aceitar o sapato como foi tradicionalmente criado. É possível extrapolar os limites do formalismo com funcionalidade, de modo que se comunique com os pés atuais.

Ver mais design: Sapatos loucos

E você? Usaria um sapato desse? Gostou? Comente!

Um comentário para “Trabalho acadêmico com sapatos pós-modernos”

  1. Maria

    Parabéns, muito modernos, giros. Sem duvida um designer muito moderno.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)